QUERES SER CURADO?

 Queres ser curado?

  Por que Jesus, ao ver um doente, fez essa pergunta? Não é de se esperar que alguém em processo de enfermidade queira ser curado?

E estava ali um homem que, havia trinta
e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo,
disse-lhe: Queres ser curado?
João 5:5 e 6

 Contextualizando

 O contexto daquele lugar, naquele tempo nos dá uma direção. Nos tempos de Jesus, Israel estava sobre domínio romano e às suas tradições e crencas. As tradições e leis dos judeus, foram naturalmente dando lugar ao paganismo dos invasores. 

 O referido tanque, chamado Betesda, que significa casa de misericórdia em hebraico, originalmente era usado pelos peregrinos para se lavar ou purificar, além purificar os os animais que seriam levados ao templo, foi anexado a um templo pagão dedicado a Asclépio, da mitologia greco-romana, o deus da cura.

 Com o tempo, criou-se uma lenda que aquele que primeiro se banhasse no tanque, após o mover das águas, seria curado. Acreditava que um anjo de tempos em tempos descia naquele lugar para mover as referidas águas. Porém, por ser usado por este templo pagão como um reservatório, as água se movimentavam por interferência humana. Acredita-se ainda que era de interesse dos sacerdotes pagãos manter essa lenda, pois estes supostos milagres eram atribuídos ao seu deus. 

 Jesus, quando chega naquele lugar chamado misericórdia, onde ninguém ajudava o homem paralítico, oferece a Sua misericórdia e graça. Porém, aquele homem, 38 anos paralisado, reclama uma "muleta" para vencer a disputa pela cura. Aquele pobre homem estava tão habituado àquela situação de pedir ajuda, que mesmo ouvindo que alguém lhe daria o que ele desejava, continuou focado no que ele precisava fazer.

 Muitas pessoas fazem isso consigo mesmas, colocam barreiras que Jesus não barreirou. As prisões estão nas mentes delas, elas não existem no mundo físico. Não caia nas armadilhas da sua mente. Nada que você possa fazer mudará a essência de Deus. Ele não está interessado em seus esforços humanos, para fazer o que Ele deseja: curar, libertar e salvar, só espera que você ouça e creia no que Ele diz: Levanta e anda.

 Aquele homem tomou sua cama e andou, ao ser questionado pelos judeus do porquê de carregar sua cama no Shabat, respondeu que a voz que mandou ele levantar e andar, mandou também pegar sua cama. Tem lugares que, quando Jesus chega, não pode mais fazer parte da nossa vida. Assim como certas amizades, certos costumes e crendices. Corte tudo aquilo que pode te adoentar novamente.

 Ao reencontrar o Senhor, ouviu o fundamento: não peques mais. Pois Jesus recebe-nos como estamos, cura nossas feridas, nossas dores, mas nos previne de não voltarmos a esses lugares. Ficar doente muitas vezes pode até ser mais confortável do que a responsabilidade de se estar são, por isso que muitos voltam pra traz. Por isso que muitos não dão glória a Deus. Aquele homem não temeu os seus acusadores e anunciou quem o curara. 

 Ser uma pessoa livre requer mais de nós, ser uma pessoa saudável traz responsabilidade, mas continuar enfermo não é uma opção inteligente. Escolha ser curado. 


Tarcio Brandão

Apenas Um Publicano 




Comentários

Postagens mais visitadas