NO CAMINHO DE DAMASCO

  Em Atos 9 temos o relato do encontro de Saulo com Aquele ao qual perseguia caçando seus seguidores. Este encontro que mudou a vida dele e a de toda a Igreja no caminho de Damasco.

 Saulo nasceu em Tarso, na Cilícia (hoje território turco), no ano 5 da era cristã. Filho de uma família judaica, que era da tribo de Benjamim, e gozavam dos privilégios da cidade romana, ao nascer, recebeu o nome de Saulo (do hebreu), Paulo (do latin).

 Seu encontro com Jesus, a luz do mundo, foi demais para a visão entenebrecida pela religião. Ficou cego. Precisou de ajuda, mas não só de seus iguais que o acompanhava. Jesus preparou um novo encontro para Saulo.

 Dentro da cidade, numa rua chamada Direita, um homem que ao contrário de Saulo, respirava vida iria o aguardar. Também numa visão, Ananias recebeu uma instrução do Senhor que o deixou desconfortável. Precisava ir ao encontro daquele prendeu e participou das mortes de seus irmãos. Mas ao contrário de Paulo, que de bom grado obedeceu, Ananias ficou preocupado e questionou:

"Senhor, tenho ouvido muita
coisa a respeito desse homem e
de todo o mal que ele tem feito
aos teus santos em Jerusalém."
Atos 9:13

 Um, inimigo do Evangelho precisava de cura e dependia da oração do homem de Deus. O outro, homem de Deus e amigo do Evangelho, resistia ao chamado naquela situação. Ambos precisavam de cura, ambos precisavam ser introduzidos à misericórdia e à união, para então, viver em comunidade.

 Muitas pessoas que tem ministério, precisam aprender a lição que Ananias aprendeu: A não negar seu ofício àquelas pessoas que as fazem sair da zona de conforto, que dão trabalho. 

 A outras, porém, que, por serem conhecedores da Palavra, acreditam que não precisam de cura, de libertação, de exortação na Palavra. Vivem na escuridão de seus pensamentos e certezas que criaram para elas mesmas, o que o próprio Paulo descreve em 2 Timóteo 4:3 e 4

"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos."

 O salmo 133, versículo 2 fala da união dos santos, e o que ela representa. Não se trata  somente de apertar as mãos nas reuniões. Orar juntos, cantar juntos ou buscar a Deus juntos. 

"É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes."
Salmos 133:2

A unidade que Jesus deseja, é o ministério de cada um fluir, uns para com os outros, apesar das diferenças entre si.

 "E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus."
Atos 9:19b,20

 Não é fácil viver em comunidade, tanto para líderes quanto para liderados. Um ponto importante a ser aprendido é não ter como inimigo a quem se tem problema de relacionamento. Suportar em amor é isso, não se ofender com as ofensas e amar até aquele que não quer ser amado.

Tarcio Brandão
Apenas Um Publicano 


Curiosidades sobre Damasco:

• O nome como conhecemos Damasco vem do Grego DAMASKENOS, “relativo ou originário de Damasco (Síria)”, sendo que este nome vem do Grego DAMASKÓS, de uma palavra aramaica que significava
“lugar bem provido de água”.
• Capital da Síria.
• Fica a 218km a nordeste de Jerusalém.
• É a segunda cidade mais antiga do mundo.
• É considerada a cidade mais antiga do mundo que permaneceu habitada sem interrupções até o dia de hoje.
• O caminho de Damasco (que vinha do Egito) nos tempos do NT era mais lucrativo e ativo economicamente do que a própria cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas